Uma alternativa para o planejamento sucessório em empresas familiares
Holdings são organizações centrais que possuem ativos de uma determinada empresa, que por meio de decisões de seus órgãos societários, permitem o controle da administração de empresas subsidiárias.
No Brasil, há um grande número de empresas fundadas e geridas por familiares. No entanto, ainda é pouco expressivo o número de empresários que se preocupam em preparar uma transição para as próximas gerações, como também evitar a dissipação do patrimônio construído. Essa falta de atenção pode levar à ruína toda uma empresa e sua história.
Por isso, o planejamento sucessório é um mecanismo fundamental para evitar longas disputas e conflitos de interesses entre os herdeiros.
Nesse caso, ao tratar de estratégias nessa sucessão, as Holdings são uma alternativa econômica para as empresas familiares.
Para criar uma Holding Familiar é preciso inicialmente escolher se o tipo de sociedade será na modalidade anônima ou limitada. A escolha vai depender do tipo de negócio e também do valor investido. Por isso é fundamental realizar um estudo de cada caso concreto.
As opções são muitas e o acompanhamento de um profissional é essencial para que todos os trâmites sejam construídos de maneira adequada e protegido pela lei.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e vamos conversar!
Fernanda Martins
Advogada e Consultora | OAB: 175.949/SP